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Nessa nova era de relacionamento, os canais de atendimento são fundamentais para que seu negócio continue rodando e consiga novos clientes. Neste vídeo converso com vocês a respeito deste detalhe se não o mais importante, no mínimo crucial para que seus clientes se sintam prestigiados e queiram comprar.

https://youtu.be/_rFAIxajxWA

Aqui vou listar alguns canais que TODA EMPRESA pode ter sem ter que investir dinheiro, apenas investir tempo e dedicação:

1.E-mail: Que tal automatizar seus e-mails? Ao receber um orçamento, dúvida, sugestão ou crítica automatize com uma ação de pronta resposta, na internet ninguém gosta de ficar no vácuo, todos querem atenção e no menor tempo possível. Escreva uma resposta que seja mais pessoal utilizando o PRIMEIRO NOME DA PESSOA e dizendo que irá retornar dentro de X horas. Outra coisa legal é ter um PÓS-VENDAS, realize pesquisas de satisfação, lembre seu cliente de datas comemorativas, interaja com ele após uma compra, uma visita, ele vai se sentir importante. Um detalhe é que você deve ser o mais pessoal possível, para que ele sinta que ele não é apenas mais um, mas sim UM CLIENTE IMPORTANTE PARA VOCÊ.

2. WhatsApp e/ou Telegram: Crie seu WhatsApp Business e personalize respostas que são mais feitas em sua empresa, desta maneira você conseguira atender um número maior de clientes em menor tempo, bote as informações de atendimento (dias e horários), você também pode realizar seu pós-vendas por aqui.

3.Chat online: Hoje todo site pode ter um chat online sem ter que pagar mensalmente, se você utiliza o WIX ele já disponibiliza isto gratuitamente, se você tem um WordPress ou outra plataforma customizada você pode utilizar o JIVO CHAT ele também possui versões GRÁTIS E PAGA, legal que você pode incluir em suas páginas de vendas, blog, onde seu cliente estiver navegando dentro de seu site. É interessante que em todos os seus canais de atendimento possua uma pessoa que saiba lidar com o público, pois ela enfrentará RECLAMAÇÕES, assim como irá atender pessoas que são mais imediatistas que desejam tudo naquele momento, por isto que digo que é tão necessário ter ações de pronta resposta.

4. Telefone: Quem disse que ligação não dá certo? Neste caso é extremamente importante que você não haja como um TELEMARKETING, aqui você tem uma linha tênue, pois a grande maioria hoje em dia recebe várias ligações desnecessárias, logo você só deve ligar para informar algo que seja PERSONALIZADO PARA AQUELA PESSOA, não pode ser uma promoção genérica, tem que ser algo baseado já no comportamento de compra dela dentro de seu negócio. Outra maneira é utilizar ligações para parabenizar por datas importantes para ela, como: Aniversário, datas de casamento, aniversário de familiares, deve ser algo que ela não espere e sem que haja nenhum tipo de VENDA, apenas para demonstrar que você se importa com ela.

5. Redes sociais: Dentro do Facebook, Instagram, Twitter, grupos de relaciomentos (forúns) você DEVE TER um SAC! Hoje a facilidade de você pegar seu celular e pedir informações deve ter uma atenção maior. Cheque diariamente suas mensagens no privado, veja suas notificações em postagens, interaja com os usuários. Sempre responda seu cliente, nunca deixe ele sem resposta mesmo que seja uma crítica, fazer um bom gerenciamento de crise é imprescíndivel para toda empresa.

6. Reclame Aqui: Fique sempre atento a este canal, pois se você falha nos canais acima bem provavelmente ele irá ao RECLAME AQUI e realizar uma reclamação de sua empresa, caso isto aconteça não tenha vergonha em responder ele, resolva seu problema e mostre aos demais que sua empresa se importa com seus consumidores e leva isto muito a sério. Empresas que possuem muitas reclamações e não respondem costumam se afundar na internet, afinal hoje em dia todos nós antes de realizar alguma compra seja ela online ou não buscamos por recomendações e se a mesma possui reclamações.

People, seguindo estas dicas básicas você já terá uma bom desempenho em manter seus clientes ativos e atrair novos clientes com campanhas de marketing, pois os novos poderão ver o quanto sua empresa é comprometida e tem uma boa reputação! Não adianta de nada você ter um marketing FODA se o relaciomento é HORRÍVEL, preste atenção nisto e boas vendas!