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Cross Merchandising é uma técnica muito utilizada por supermercados, lojas e mercearias que tem por finalidade cruzar (cross) os produtos no ponto de venda que tenham entre si relação direta de consumo destacando-os entre os demais (merchandising). Essa técnica serve para lembrar o consumidor do produto (gerar interesse de compra) quando estiver comprando outro item.

Em linhas gerais é o famoso marketing de OLHO, ou seja, quando você vai comprar uma louça por exemplo, você precisa de algum produto para lavar elas, certo? Veja neste exemplo acima um exemplo de CROSS.

O Cross merchandising trabalha muito com as emoções e razões e vou te dizer por que. Quando você vai comprar por exemplo um pão é lógico que está comprando pela razão de querer o pão, mas se tem uma geléia diferente, uma manteiga com ervas, enfim algo que mexa com a emoção de provar algo novo ou de comer novamente aquilo que gosta, você acaba levando também o outro produto, entende? Cross é tipo um gatilho mental em pontos de venda, engraçado isso né?

Não atoa toda loja, supermercado, estabelecimento que tem um bom marketing, se utiliza de organizar seus produtos de maneira coerente e não aleatória. Tudo é pensado para que nós consumidores possamos levar não apenas um produto, mas diversos outros que se complementam. Note que quando vamos a estes lugares sempre temos ESTAÇÕES com produtos empilhados formando uma figura, barraquinhas para chamar a atenção, atendentes com roupas personalizadas, vitrines chamativas. Ah! junto com o cross dá para usar também o decoy marketing, viu?

Outro ponto do Cross Merchandising que deve ser utilizado de forma correta é sempre botar o produto em evidência com o maior preço e os complementares com preços mais acessíveis, desta maneira o consumidor acaba levando os demais pois além de complementarem eles estão mais baratos. Os produtos devem ser VISUALMENTE CO-IRMÃOS, o que isto significa? Significa que ao bater o olho o consumidor já entende que um sem o outro não faz muito sentido, sabe? Ou que com aquele produto complementar tudo vai ficar melhor ou mais gostoso é o famoso: “Opa! já que estou aqui vou levar este produto também, afinal ele está com um ótimo preço, nem vai deixar minha conta muito alta”.

1 ótimo exemplo de cross merchandisign para aplicar:

Live Marketing: As famosas degustações! Monte estações temáticas e ofereça degustações, muitos clientes vão a estes locais com fome ou querendo comprar aquele determinado produto, quando se deparam com este tipo de ação acabam levando o produto em questão também.

Bem gente é isto, a verdade é que utilizando o cross merchandising é umas das maneiras mais inteligentes e baratas de impulsionar suas vendas em seu estabelecimento. Um abraço e até a próxima!