fbpx

Empreenderismo nos dias de hoje.

Está todo mundo empreendendo neste mundo globalizado, tecnológico, complexo e competitivo, mas qual o motivo de tanta mudança na forma de viver e produzir das pessoas?

A verdade é que para mim empreender é preciso, eu vivo para empreender, eu vivo empreendendo.

Amo empreender. Pode parecer clichê e brega, mas é verdade. Eu amo o que faço.

Diferente do que pensam, empreender não é nada fácil, na verdade acho mais difícil do que quando eu era empregado, mas me preenche. Parece loucura mais não é. O que observo neste nosso mundo confuso e corrido é que não há mais espaço para mesmices e nem vaga de emprego para todos. O ser humano está mudando e começando a enxergar novas necessidades.

O saber está em constante transformação e as profissões estão acompanhando as mudanças também; algumas profissões padecem e outras são inventadas, muitas estão nascendo agora. Olhe para seus filhos, netos, sobrinhos, pergunte o que querem ser profissionamente e muitos responderão profissões que na sua época (nossa época) nem eram profissões. Até a educação formal está sendo mais exigida como requisito mínimo no mercado de trabalho, antes ter curso superior era um diferencial, hoje eu olho para o lado e todos, sim, todos ao meu redor são qualificados, possuem curso superior, são pós graduados, MBA´s, mestrados, doutores… Mas em todas as atividades não é só isso que define quem fica, o que define é quem você é!

A postura que tem diante dos problemas, sua inteligência emocional, todos precisam ser atentos, ativos, preparados, ou seja, aptos a encarar as mudanças de mercado e os novos problemas que surgem todos os dias diante das mudanças de nossa sociedade. Os que não acompanharem provavelmente ficaram com posições de menos destaque que o mundo moderno exige.

Quando se opta por empreender é ainda mais dificil, empreender significa abrir mão da zona de conforto, abrir mão do salário certinho ali no 5? dia útil, é aprender a se organizar não financeiramente, mas como um todo, em tudo, em prol de algo futuro. É preciso ter sabedoria e persistência. Ao buscar a caminhada empreendedora é importante ponderar ainda no início seu momento pessoal, autoavaliativo e decisório. No momento que um indivíduo decide empreender ele deixa de ser mais um na multidão e ser torna “aquele um”, aquele que se diferencia por aquilo o que faz, aquele que se destaca pelo que faz.

O empreendedor nem sempre será o detentor de uma ideia super inovadora, ele precisa apenas trazer soluções viáveis, ter o espírito inovador, ser flexível e ter força de vontade para liberar todo o seu potencial.

Para começar provavelmente você possui um número enorme de ideias e vai observar que a maioria delas não se configuram como algo necessariamente inovador, mas podem ser ideias potenciais e que ao entender um pouco mais e analisá-las podem acabar refletindo a sua forma de ver um mundo mais justo e de acordo com seus ideais. Essa definição chamamos de nicho, a escolha do lugar que vai ocupar no mercado.

Escolhido seu nicho, é a hora de passar a fase de planejamento, para a construção de um negócio promissor.

O planejamento deve ser detalhado e você deve buscar o máximo possível de informações a respeito do negócio que deseja abrir e como se pode perceber não é uma ação rápida, mas deve ser organizada e com prazos definidos evitando a procrastição. Um empreendedor precisa ter disciplina e forma ativa para manter a roda sempre girando sem desanimar diante aos desafios que certamente vão aparecer.

A caminhada é desafiante e exige muito em três grandes âmbitos: pessoal, técnico e gestor. Se um deles faltar, todo o processo pode ser comprometido e até mesmo ruir. Muito será exigido de você. Tenha consciência que haverá dificuldades emocionais e práticas, mas que não deve esmorecer na busca da realização dos seus sonhos.


Então o que é empreender?
Empreender de acordo com o dicionário, significa decidir, realizar tarefa difícil e laboriosa. Em alguns a definição é como colocar em execução.
Nota-se com essas definições que o ato de empreender correponde a tentar, experimentar, decidir-se a fazer alguma coisa, resolver, por em execução, cismar, sentir apreensões.

Interessante essas definições, né? Hoje eu fiz questão de te enviar este e-mail exatamente às 8:37 da manhã, para que possa ler e ter um dia cheio de esperança, que você possa pensar bastante em começar seu primeiro negócio, que saiba que empreender não é fácil, mas é gratificante demais!


Querem saber o que eu penso de empreender?

Difícil e libertador, mas jamais trocaria por algo comum. Amo o que faço e tenho certeza que você pode se encontrar fazendo algo assim também.

Você está pronto para empreender em 2020?
Um abraço.