fbpx

Porque alguns empreendedores tem sucesso e outros não?
A resposta é simples, alguns planejam, outros não.

O ano começou e seu planejamento estratégico da empresa já está pronto? Final de 2019 falei muito de planejamento, aspirações, intenções, sonhos..

Não sei a quanto tempo me acompanha, mas o nome da minha agência de comunicação era Stratégós7. Durante anos sonhei, planejei e estudei muito para construir uma empresa que fosse fiel as minhas crenças, que realmente estivesse de acordo com o que acredito. Como funcionário tive a oportunidade de aprender muito, experiências que me foram muito valiosas na hora de construir o meu plano de negócios e a minha empresa.

Agora vou compartilhar com você o meu ponto de vista como empreendedor e publicitário, como se fosse um bate papo, algo leve sem terminologias complicadas, vamos lá?

Ao atender clientes, observei que muitas vezes a empresa é bacana, a ideia também, mas eles não chegam lá. Não porque a empresa não é comprometida, ou porque o produto não funciona, mas por falta de estratégia. O mercado cresceu muito, com a entrada da internet o consumo mudou, a vida mudou e as empresas precisam entender que não adianta só abrir as portas, é preciso pensar em cada detalhe de como fazer isso, é preciso estratégia. E é hora de colocar em prática o planejamento estratégico, me diga você já fez o seu?

O planejamento na minha opinião é algo inerente ao ser humano, todos planejamos, mesmo que de forma inconsciente. Todos planejamos o tempo todo, na hora de preparar uma lista de afazeres, em uma festa de aniversário, uma viagem, uma recepção, ou até mesmo quando paramos e sonhamos com coisas que desejamos fazer no futuro.

Por que não deveríamos sonhar/planejar ao abrir um negocio? Planejar faz parte do dia-a-dia. Faz parte da rotina e deve ser encarado como tal. Toda vez que traçamos um objetivo, precisamos nos organizar para alcançá-lo. Traçamos metas, roteiros, organizamos etapas, pensamos nos desafios que vamos enfrentar, as oportunidades que vamos aproveitar, verbas, plano B, tudo isso nada mais é que planejamento. A sorte ajuda, mas planejar é fundamental. Principalmente no mundo empresarial.

Mas o que é planejamento estratégico?

Conceitualmente, o planejamento estratégico é um processo que determina como serão utilizados os recursos disponíveis da empresa para atingir o posicionamento desejado. O ideal é que ele ocorra de forma cíclica, ou seja, nunca tenha fim, lembra do método PDCA que escrevi para vocês? (https://brunofmorais.com.br/metodo-pdca/)

Para que o planejamento serve:
• Proporcionar a leitura do cenário atual da empresa;
• Identificar as estratégias possíveis de serem utilizadas, decidindo qual delas é a mais apropriada para o momento;
• Priorizar as ações que devem ser realizadas;
• Dentre outras visões que você julgue necessário, lembre-se que não existe uma regra de planejamento, o que existe é organizar suas ideias e mensurar como atingir os seus objetivos.

Para que ele não serve:
• Para tirar seu medo de empreender;
• Eliminar possível fracassos (todos fracassamos e é isto que nos tornam mais fortes);
• Ganhar dinheiro rápido;

Na verdade, o planejamento serve como apoio para tomar decisões atuais, que visam tornar o futuro empresarial mais seguro e saudável. Vale ressaltar que o planejamento estratégico serve para qualquer tipo de empresa, independentemente do porte. Além disso, pode ser utilizado por empreendedores que pretendem abrir um novo negócio e desejam que ele já inicie de forma estruturada.

Por fim, esse processo também é válido para que as empresas definam o caminho que irão seguir, de acordo com o momento pelo qual estão passando.

Ou seja meu amigo, minha amiga, deixe de MEDO e vá empreender, mas faça seu planejamento antes de tudo! Ah! mas eu não tenho empresa, uai então faz um MEI, pronto, agora suas desculpas acabaram!

Um abraço e até mais!