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Como funciona o novo processo de compras. Eu estava na loja observando meus clientes e me lembrei de textos que li e vídeos que já assisti sobre este assunto e resolvi vir falar a minha visão de tudo isto.

A verdade é que algum tempo o processo de vendas e compras vem mudando. Há muito tempo atrás quando eu precisava comprar um produto para minha a casa como por exemplo uma geladeira, eu ia a uma loja e questionava o vendedor sobre quais as opções existentes, modelos, formas de uso, preço e o que me levava a tomar uma decisão de compra era o vendedor. 

Hoje em dia tudo mudou. Se eu realmente fosse comprar uma geladeira, eu iria pesquisar todas as informações da opções disponíveis online, vantagens e desvantagens de cada modelo, assistiria depoimentos de pessoas que já compraram e talvez eu nem fosse a uma loja para concretizar minha compra. Talvez eu comprasse online mesmo e pedisse para entregar na minha casa ou se eu sou daqueles que gosta de tocar no produto antes de receber, poderia pagar online e retirar em uma loja perto da minha residência.

A verdade é que hoje eu, ou o cliente, já chega na loja com as informações de compra daquele produto ou serviço. Já chega na loja sabendo o que é preciso comprar, onde comprar, o preço, como utilizar, pois todas as informações estão a um toque de distância dos nossos dedos. Todas as informações que vão guiar a nossa decisão de compra estão online! E é claro que sai na frente aquelas empresa que fornecem as melhores opções que ajudem o cliente a de fato realizar uma compra melhor.

O poder de decisão saiu das mãos de quem vende, e hoje está nas mãos de quem compra.

O processo de compra é na verdade um passo a passo, que acontece através de pequenas decisões.

1º passo: é quando eu identifico o meu problema, a minha necessidade.

2º passo: é quando eu procuro informações a respeito de soluções para minha necessidade ou problema, o que fazer para solucionar, como evitar que piore ou como fazer para melhorar e etc.

3º passo: é quando eu já li e parei para avaliar as alternativas encontradas.

Você vai buscar informações e provavelmente vai encontrar muita coisa, as vezes até muita encheção de linguiça. A internet hoje geralmente apresenta várias possibilidades de soluções, pois não se limita geograficamente. Desta forma aumentam as opções e vamos precisar avaliar bem para decidir o que é melhor para nós ou para a nossa empresa.

Só depois destes passos vem a decisão de compra. A decisão de compra define as informações técnicas, é quando o cliente questiona informações do serviço ou produto, verifica preço, formas e prazos de entrega, detalhes contratuais e o quão sua oferta é melhor que a de outra empresa similar.

Aqui podemos ver quais os diferenciais entre uma empresa e outra, um produto e outro e aí sim vem a nossa decisão de fazer a compra ou não.

Já ouviu falar sobre “ O importante não é correr atrás das borboletas. É cuidar do jardim para que elas venham até você.” (Mario Quintana) ISTO SE CHAMA PROCESSO! LEMBREM-SE SEMPRE DISTO!

Então… é preciso ir além do que todos já oferecem para mostrar seu diferencial, é preciso mais que descrição de produtos e e um discurso de vendas para conquistar de verdade seus clientes. A sua empresa precisa ajudar seu cliente a resolver suas dores, seus problemas, tirar suas dévidas, trazer soluções reais antes mesmo da venda.

Quer vender mais? ofereça complementos, explique o motivo, seja verdadeiro, venda apenas o necessário, não empurre ao seu cliente algo que ele não precisa.

Pense bem que informações úteis sua empresa pode oferecer para ajudar seu cliente na decisão de compra? 

Quais conhecimentos que você detém e que podem seus importantes ao seu cliente?

Como ele fica sabendo de você? Como te encontrar online?

Pense nisso. Responda. 

O processo de compras não é igual para todo mundo, pense bem na hora de vender seus produtos e serviços, um abraço e até mais!