fbpx

O QUE PRECISO SABER ANTES DE VIRAR MEI?
Diante a crise econômica que estamos passando no Brasil, o tempo todo ouvimos pesquisas que indicam que grande parte dos brasileiros tem se reinventado, pequenos negócios vem surgindo na informalidade e conforme crescem vem chegando a necessidade de se formalizar. Então o que preciso saber antes de virar um MEI? O que é? O que eu ganho com isso?


MEI é o Micro Empreendedor Individual, foi criado no Brasil para que os trabalhadores informais estejam dentro da Legalidade e, principalmente, promover esta formalização com uma carga tributária reduzida. Através da formalização você passa a ter um CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Juridica) o que amplia as possibilidades de negócio para sua empresa. Com um CNPJ você amplia seus possiveis fornecedores, passa a emitir notas fiscais, o que impacta também no número de clientes, possibilitando inclusive que possa vender até para o governo. Além disso, a figura do MEI traz a facilidade na hora de abrir uma conta bancária como pessoa juridica, passando a ter acesso a crédito, a máquina de cartão e outros serviços de acordo com a instituição financeira que você buscar.
Outra coisa importante é que ele garante através de impostos reduzidos aposentadoria por idade ou invalidez, auxílio doença, salário maternidade, entre outros benefícios previdenciários. As vantagens são várias.


1 CONSULTE AS OCUPAÇÕES PERMITIDAS
Antes de tudo verifique que a ocupação que você exerce ou pretende exercer está prevista na figura do MEI. Mesmo atendendo a todas as condições para se formalizar, ou seja, mesmo que trabalhe por conta própria e fature no máximo 81 mil por ano, você também não pode ter participação nenhuma em outra empresa como sócio ou titular. É preciso verificar se sua profissão pode ser enquadrada como MEI, pois nem todas as atividades econômicas estão previstas dentro dessa categoria.


2 CONSULTA PRÉVIA
A consulta prévia constuma servir para verificar se a empresa pode funcionar no endereço desejado, além disso com essa consulta você pode conhecer as exigências municipais necessárias, se houver alguma a ser cumprida. Essa consulta pode ser feita na prefeitura ou administração da sua cidade. 


3 REGISTRO DA EMPRESA
Depois de consultar a ocupação, o seu endereço e as exigências municipais chegou a hora de registrar a sua empresa. O cadastro é feito exclusivamente no Portal do Empreendedor. Não é preciso entregar documentos em nenhum orgão. Olha que coisa boa!! Ali em baixo deixei o link, tá?


4. DOCUMENTAÇÃO PARA REGISTRO
Os documentos necessários para se registrar como MEI são:
– RG
– CPF
– Comprovante de residência
– Titulo de Eleitor
– Número de recibo de entrega da declaração de imposto de renda, caso tenha declarado nos últimos 2 anos
Uma novidade é que agora é necessário se cadastrar na Plataforma Brasil Cidadão. Mas esse cadastro é fácil, está detalhado no Portal do Empreendedor.


5. FINALIZAÇÃO DO PROCESSO DE REGISTRO DA EMPRESA
O MEI não tem contrato Social, os documentos que comprovam são o certificado de condição de MEi que é impresso após a finalização e o Cartão do CNPJ, impresso na Receita Federal.


Pronto! Você já é oficialmente um Empreendedor com todas as Obrigações e deveres.

Vamos mudar o Brasil? Empreender transforma! Se quiser mais dicas sobre empreendedorismo, tem um artigo onde falo sobre modelo e plano de negócios, clique aqui e visite-os.

Clique aqui e visite o site do MEI BRASIL

Um abraço e um ótimo final de semana